ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - PARLENDA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A importância de trabalhar com parlendas e poesias

Macaca Maria é uma gostosa parlenda inspirada na popular “Macaca Sofia”. As atividades de alfabetização com Macaca Maria são compostas de interpretação e ortografia, numa organizada sequência didática.
As atividades de alfabetização devem ser pensadas de forma que atendam as crianças nesta fase tão mágica e importante. Acredito que trabalhar com poesias, parlendas e quadrinhas organizadas em sequências didáticas, auxiliam grandemente no processo de alfabetização das crianças.

A poesia deve ter um lugar especial no currículo escolar. Ela pode ser ensinada como parte das lições de leitura, escrita e linguagem e se encaixa facilmente nos temas, projetos e comemorações da sala de aula. Pode agregar valor adicional aos estudos. As atividades com poemas, poesias e rimas podem ser facilmente implementadas para fortalecer as lições de artes e da linguagem.

Por que ensinar poesia? As crianças precisam aprender a ler uma variedade de textos e os poemas são uma dessas formas. A coisa especial sobre poesia é que muitas vezes lemos em voz alta, repetimos frequentemente e compartilhamos grupos. Quando as crianças estão ouvindo poemas sendo lidos oralmente, eles estão construindo suas habilidades de escuta. Eles aprendem a atender as palavras que ouvem e a pensar no que essas palavras significam juntas.

Ao compartilhar poemas em uma sala de aula, nós os vemos e os lemos juntos. As crianças fortalecem suas habilidades de leitura e desenvolvem a fluência através de repetidas leituras. Os pontos se conectam no cérebro de uma criança quando eles a veem, ouvem e dizem em voz alta. As crianças começam a ouvir os ritmos e rimas presentes nos poemas. A fluência da leitura se desenvolve à medida que os poemas são praticados e lidos muitas vezes. A compreensão de leitura também resulta de discussões sobre significado, conexão e visualização. Incentive as crianças a visualizar o poema enquanto ele está sendo lido em voz alta. Eles podem desenhar uma imagem ou pensar em silêncio sobre o que ouvem. Peça às crianças que compartilhem o que pensam sobre um poema ou o que acham que uma palavra ou frase significa. Naturalmente, as crianças se conectarão ao que ouvem.


Siga-me no Instagran e na página do Facebook


Instagran - @alfabetizarcomamor

Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( "endereço" de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!


 


ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - PARLENDA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - PARLENDA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA Reviewed by Isabel Cristina on 7/29/2019 03:21:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.
>