ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - POEMA E ORTOGRAFIA Ç - 1º/2º ANO


Hoje as atividades de alfabetização priorizam a ortografia do ç(cedilha) com poema e interpretação. Por meio destas, seus alunos poderão trabalhar e desenvolver a leitura, ortografia, reconhecendo e diferenciando letras e sons do nosso alfabeto.

Estas atividades de alfabetização poderão também ser usadas como reforço escolar durante as férias para as crianças do 1º ou 2º ano. Pois as crianças amam poemas e interpretação dos mesmos, quando estes alimentam seu imaginário.

Os especialistas em leitura e os educadores há muito sabem que a alfabetização - a capacidade de ler e escrever - está ligada a tudo o que fazemos e que as conexões em situações e práticas sociais são muito importantes no desenvolvimento de habilidades de alfabetização em crianças.

Hoje, a alfabetização está evoluindo muito mais do que a capacidade de ler um jornal e ou o mais recente best-seller. Para muitos professores e alunos, também é sobre ser intelectualmente, culturalmente e eletronicamente capaz. No local de trabalho, pode significar ser proficiente em vários programas de computador, saber pesquisar e resolver problemas complexos ou lidar com vários projetos. Desde a navegação na Internet até a tomada de decisões relacionadas à assistência médica, a alfabetização está evoluindo.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende que o texto – escrito, oral ou multimídia – seja o elemento central do trabalho para todo o Ensino Fundamental.

Essa defesa fica explícita na definição dos campos de atuação, uma categorização que engloba os contextos onde as produções são feitas, mas sem limitar-se a gêneros específicos.

A escolha por dividir em campos de atuação é um convite para se deixar de lado exercícios de repetição e textos que não existem para além da escola e adotar a ideia de que as práticas de linguagem estão na vida social e devem ser levadas à instituição de ensino em situações reais de uso.



 Quanto a BNCC:


PRÁTICA DE LEITURA 
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 
Análise linguística/semiótica (Alfabetização) 
OBJETOS DE CONHECIMENTO 
Compreensão em leitura 
HABILIDADES BNCC 

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 

Se deseja atividades da língua inglesa para sua turma, clique no link abaixo, onde encontrará uma variedade, prontas para imprimir e aplicar.




Siga-me no Instagran e na página do Facebook


Instagran - @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( "endereço" de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - POEMA E ORTOGRAFIA Ç - 1º/2º ANO ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - POEMA E ORTOGRAFIA Ç -  1º/2º ANO Reviewed by Isabel Cristina on 12:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.