ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS - BNCC

Na alfabetização matemática é de suma importância trabalhar com atividades que envolvam número, quantidade, cálculo e figuras geométricas, além de outras que formam a base desta etapa. Aliás, esta é uma temática que deve iniciar ainda na educação infantil, pois trabalhar formas geométricas na educação infantil, amplia a percepção de localização, forma e até forma do corpo.
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções. Nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, para decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo. Portanto, a BNCC orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização.

UNIDADE TEMÁTICA
  •  Número
  • Álgebra
  • Geometria
OBJETOS DE CONHECIMENTO


  • Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
  • Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação
  • Construção de fatos básicos da adição
  • Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências.
  • Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico

HABILIDADES BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.             

 Para baixar as atividades clique com o botão direito sobre as mesmas e escolha na janela a opção desejada: "Copiar" ou "Salvar imagem como".
Você pode ainda abrir a página escolhendo a opção "Abrir em nova guia" para vê-la em tamanho e resolução real.

Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran - @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( "endereço" de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!


ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS - BNCC ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA  - LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS -  BNCC Reviewed by Isabel Cristina on 15:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.