ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - A CASA DAS CINCO JANELAS - 4ª PARTE

Alfabetização e Consciência Fonológica - Rimas e aliterações - 4ª PARTE

Professora,
Deixo abaixo o vídeo do livrinho que você poderá confeccionar com seu aluno.
No entanto, cada página tem ainda uma folha complementar. Desta forma, postarei a cada dia duas páginas para que  possa explorar bem o conteúdo.

Antes de apresentar as páginas, você poderá inserir a palavra através do jogo "palavra secreta" ou outra forma de jogo.
A cada página trabalhe com diferentes jogos de palavras, usando as letras  ou as sílabas móveis. Existe uma uma infinidade de formas de trabalho. Use e abuse de sua imaginação!

Postarei duas páginas por dia.
Fique de olho!!!

HOJE É A QUARTA PARTE. AS ANTERIORES ESTÃO NOS LINKS ABAIXO:

A CASA DAS CINCO JANELAS - ATIVIDADES 1ª PARTE - CLIQUE AQUI

A CASA DAS CINCO JANELAS - 2ª PARTE AQUI

A CASA DAS CINCO JANELAS - 3ª PARTE AQUI


A consciência fonológica é a percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do princípio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
Diversas formas linguísticas que uma criança tem contato estando inserida numa cultura contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre elas pode-se destacar as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a fala, propriamente dita. (NASCIMENTO, 2006)



O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo aprendente, essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonêmica, onde “o sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a um componente visual gráfico” (GUIMARÃES, 2006). E para se compreender o sistema alfabético são necessárias algumas habilidades como “a consciência de que é possível segmentar a língua falada em unidades distintas e a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas” (GUIMARÃES, 2006), isso corresponde a consciência de sílabas e a consciência de palavras. Podendo-se então utilizar recursos da consciência fonológica para obter esses resultados, ou seja, para se ter “o conhecimento geral dos segmentos que compõe a fala (rimas, aliterações, sílabas e fonemas).” (GUIMARÃES, 2006)



Rimas e aliterações

“A rima representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica” (NASCIMENTO, 2006). E aliteração é uma figura de linguagem na qual existe a “repetição de um ou mais fonemas no começo, no meio ou no fim de palavras próximas ou simetricamente dispostas”. (www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/glossário.htm).

É notada a importância do trabalho de consciência fonológica por meio de identificação de rimas e aliterações, pois estes contribuem no desenvolvimento de habilidades nas crianças no início da instrução formal em leitura (mais ou menos aos seis anos de idade)“ (GUIMARÃES, 2006), como, p.ex., a habilidade de identificação da sílaba inicial e de identificação de fonema inicial revelando-se capaz de prever significativamente a capacidade de leitura e de escrita .
Esta pode ser trabalhada pelos professores alfabetizadores com propostas como as sugeridas no Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica baseado em Cielo (in Paes e Pessoa, 2005), como por exemplo:
Detecção de rimas: eu vou dizer três palavras, duas rimam e uma não. Qual não rima?
- PANELA / MOLA/ TIGELA
- ESCOLA/ ESPADA/ ESMOLA
 








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ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - A CASA DAS CINCO JANELAS - 4ª PARTE ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA  - A CASA DAS CINCO JANELAS - 4ª PARTE Reviewed by Isabel Cristina on 10:16 Rating: 5

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