ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - RIMAS E ALITERAÇÕES - A CASA DAS CINCO JANELAS - 1ª PARTE

Alfabetização e Consciência Fonológica - Rimas e aliterações

Professora,
Deixo abaixo o vídeo do livrinho que você poderá confeccionar com seu aluno.
No entanto, cada página tem ainda uma folha complementar. Desta forma, postarei a cada dia duas páginas para que  possa explorar bem o conteúdo.
Antes de apresentar as páginas, você poderá inserir a palavra através do jogo "palavra secreta" ou outra forma de jogo.
A cada página trabalhe com diferentes jogos de palavras, usando as letras  ou as sílabas móveis. Existe uma uma infinidade de formas de trabalho. Use e abuse de sua imaginação!

A partir de hoje, postarei duas páginas por dia.
Fique de olho!!!

A consciência fonológica é a percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do princípio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
Diversas formas linguísticas que uma criança tem contato estando inserida numa cultura contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre elas pode-se destacar as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a fala, propriamente dita. (NASCIMENTO, 2006)



O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo aprendente, essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonêmica, onde “o sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a um componente visual gráfico” (GUIMARÃES, 2006). E para se compreender o sistema alfabético são necessárias algumas habilidades como “a consciência de que é possível segmentar a língua falada em unidades distintas e a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas” (GUIMARÃES, 2006), isso corresponde a consciência de sílabas e a consciência de palavras. Podendo-se então utilizar recursos da consciência fonológica para obter esses resultados, ou seja, para se ter “o conhecimento geral dos segmentos que compõe a fala (rimas, aliterações, sílabas e fonemas).” (GUIMARÃES, 2006)



Rimas e aliterações

“A rima representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica” (NASCIMENTO, 2006). E aliteração é uma figura de linguagem na qual existe a “repetição de um ou mais fonemas no começo, no meio ou no fim de palavras próximas ou simetricamente dispostas”. (www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/glossario.htm).


É notada a importância do trabalho de consciência fonológica por meio de identificação de rimas e aliterações, pois estes contribuem no desenvolvimento de habilidades nas crianças no início da instrução formal em leitura (mais ou menos aos seis anos de idade)“ (GUIMARÃES, 2006), como, p.ex., a habilidade de identificação da sílaba inicial e de identificação de fonema inicial revelando-se capaz de prever significativamente a capacidade de leitura e de escrita .
Esta pode ser trabalhada pelos professores alfabetizadores com propostas como as sugeridas no Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica baseado em Cielo (in Paes e Pessoa, 2005), como por exemplo:
Detecção de rimas: eu vou dizer três palavras, duas rimam e uma não. Qual não rima?
- PANELA / MOLA/ TIGELA
- ESCOLA/ ESPADA/ ESMOLA




Para baixar as atividades clique com o botão esquerdo sobre as mesmas e escolha na janela a opção desejada: "Copiar" ou "Salvar imagem como".


Você pode ainda abrir a página escolhendo a opção "Abrir em nova guia" para vê-la em tamanho e resolução real.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

Siga-me no instagran e na página do Facebook

Instagran - @alfabetizarcomamor






OBA!!! AGORA JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE POSTEI, POR ISSO ESTOU EDITANDO COM TODAS AS PARTES. CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA BAIXÁ-LAS.

A CASA DAS CINCO JANELAS - PARTE 2

A CASA DAS CINCO JANELAS - PARTE 3

A CASA DAS 5 JANELAS - PARTE 4

A CASA DAS CINCO JANELAS - PARTE 5

MAIS ATIVIDADES SOBRE CASA - GEOGRAFIA NA ALFABETIZAÇÃO

PARTES DE UMA CASA - CLIQUE AQUI

A CASA - MEU LUGAR NO MUNDO

TIPOS DE MORADIA

Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo e protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe apenas o LINK( "endereço" de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!






ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - RIMAS E ALITERAÇÕES - A CASA DAS CINCO JANELAS - 1ª PARTE ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - RIMAS E ALITERAÇÕES - A CASA DAS CINCO JANELAS  - 1ª PARTE Reviewed by Isabel Cristina on 5/11/2019 10:15:00 PM Rating: 5

4 comentários:

  1. Adorei, enriquece meus planejamentos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ajudar a enriquecer nosso trabalho na sala de aula, adorei essa atividade da casa.

    ResponderExcluir

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.
>