ATIVIDADES EDUCATIVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - TEXTO E INTERPRETAÇÃO - 2º ANO/3º ANO

                  

É muito importante que, nas atividades educativas de Língua Portuguesa, os alunos tenham contato direto com texto e interpretação, pois, a leitura faz parte da nossa vida diária, seja na escola,
 em casa ou durante a nossa jornada, ela está sempre presente. 

Muitas vezes, quando praticamos  leitura, não pensamos sobre o seu verdadeiro significado, ou seja, quanto um determinado texto faz sentido para nós quando o lemos. 

Em muitos casos, especialmente nas escolas, os professores oferecem um texto para leitura e instrui aos alunos a interpretar imediatamente, o que leem. Mas para que isso aconteça é necessário ter a habilidade de um bom leitor.

Essa capacidade de interpretar o texto é tão importante que precisa ser conquistada o mais rápido possível. Pois é fato que interpretação de texto permeia por todas as áreas do conhecimento.

Para que possa resolver uma situação-problema em matemática, por exemplo, é necessário que consiga interpretar o problema. Percebe que não é só em Língua Portuguesa a sua importância!

Devemos prestar atenção ao título, pois dá pistas sobre o assunto. Logo em seguida, aparece o primeiro parágrafo, que, dependendo da sentença, revela os principais elementos contidos no assunto discutido.






Língua Portuguesa
Leia o texto.

As meninas

O dia amanheceu ensolarado. Larissa e Elisa foram cedo para a praia catar conchinhas.
As meninas são muito amigas. Elas moram perto uma da outra e estudam na mesma escola.
Larissa e Elisa estão catando conchinhas para fazer um trabalho de artesanato que a professora de
artes passou.
     As meninas são estudiosas e muito espertas, não se esqueceram do protetor solar ao sair ao Sol.
    Isabel Cristina S. Soares
----------------------------------------------------------------
Estudando o texto
1 – Numere os parágrafos do texto.
----------------------------------------------------------------
2 – Escreva abaixo o título do texto.

3 – Marque o certo.
a) De acordo com o texto, o dia amanheceu:
 ----------------------------------------------------------------

b) O sentimento que une as duas meninas é:
(    ) raiva.
(    ) amizade.
(    ) solidariedade.
----------------------------------------------------------------
4 – Responda.
a) Por que as meninas estavam catando conchinhas?



b) A que momento do dia as meninas foram catar conchinhas?





c) O que as meninas fizeram antes de sair ao Sol?



5 – Reescreva as frases trocando os desenhos por palavras.
 

a) Larissa e               estão catando           na praia.



b) O dia amanheceu              .




Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo e protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe apenas o LINK( "endereço" de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora
Siga o Blog e nossa página no Facebook.


ATIVIDADES EDUCATIVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - TEXTO E INTERPRETAÇÃO - 2º ANO/3º ANO ATIVIDADES EDUCATIVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - TEXTO E INTERPRETAÇÃO - 2º ANO/3º ANO Reviewed by Isabel Cristina on 4/05/2019 06:47:00 PM Rating: 5

Um comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.
>