ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO - "A CASA DA ARANHA" - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO - POEMA "A CASA DA ARANHA"

É muito importante utilizar poemas nas atividades educativas de alfabetização. O poema "a casa da aranha" tem o objetivo de divertir e sensibilizar a criança, enquanto apreende conteúdos da alfabetização.
De acordo com Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza. Por serem pequenos, brincam na língua, prestando atenção aos sons das palavras, seus significados e intenções.
Mesmo que o bebê não entenda muito do significado das palavras que ele fala, ele freqüentemente entende a melodia da voz dos pais e, muitas vezes, "reage" com tons graciosos, piadas divertidas sobre a loucura da comunicação humana. Dizer ,
Assim que aprendem a falar, começam a fazer suas próprias expressões de comunicação e acabam descobrindo que a linguagem é um jogo no qual as palavras podem ser inventadas, ordenadas e pronunciadas de várias maneiras. Você E o que é isso que não seja poesia?
Dada a importância de ler a poesia para a formação desses leitores, listamos algumas das razões pelas quais apresentar esses textos para crianças da primeira infância é tão importante:

1. A poesia contribui para a formação da imaginação, simbolismo e criatividade. Afinal, as palavras sempre dizem mais em poesia!


2 . A poesia expressa beleza através de palavras literárias. "A poesia indica que a linguagem que eles leem está falando mais quando é uma linguagem técnica qualificada."

3. A poesia contribui para o desenvolvimento da sensibilidade estética e cria uma ponte e simbolismo entre as crianças e o mundo real. Através deles, podemos entender que as coisas podem ter idéias diferentes.

4. Este tipo de texto, por exemplo, tem rimas e a presença de repetições, tornando a leitura da poesia muito agradável. Esses recursos de linguagem permitem que as crianças memorizem e entendam esses textos, mesmo que não consigam entender completamente seu significado.

5. Ouvir e ler poemas ajuda a reconhecer a melodia da língua. Poesia e música andam juntas. Algumas canções de compositores brasileiros incluem obras que usam um processo poético muito sofisticado. Portanto, curtir boas músicas é uma ótima maneira de aproximar os leitores da linguagem poética.

6. Com poesia, você pode combinar palavras e metáforas para criar imagens e jogos. Eles estão curiosos sobre o mundo. "A poesia permite que você olhe para frases, deixe-as ler frases e deixe-as ver o que leem."

7. A leitura desses textos permitirá ao leitor pensar sobre melodia, ritmo e pausa na composição do significado e ajudar a dominar ritmos básicos como a respiração.

8. Poesia sabiamente localiza a palavra no espaço do papel. Entre eles, os leitores podem aprender que os textos literários têm formas e conteúdos.

9. Ler em voz alta desenvolve atenção para os aspectos do ditado (entonações, sotaques e ritmos) que são básicos em uma situação de falar em público.

Por fim, ler poesia é uma ótima oportunidade para mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos. E como acontece com alguns dos jogos de equitação, você apenas os combina de diferentes maneiras para perceber a magia da linguagem.







Para baixar as atividades clique com o botão esquerdo sobre as mesmas e escolha na janela a opção desejada: "Copiar" ou "Salvar imagem como".
Você pode ainda abrir a página escolhendo a opção "Abrir em nova guia" para vê-la em tamanho e resolução real.









Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo e protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe apenas o LINK( "endereço" de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora
Siga o Blog e nossa página no Facebook.

ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO - "A CASA DA ARANHA" - SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO -  "A CASA DA ARANHA" - SEQUÊNCIA DIDÁTICA Reviewed by Isabel Cristina on 17:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.