AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA - 1º ANO

Um componente integral do processo educacional é a avaliação diagnóstica, que é usada para determinar o alcance das metas. E já no início do ano letivo, esta avaliação é fundamental para todos os níveis educacionais, em especial às crianças do 1º ano. A avaliação diagnóstica de matemática - 1º ano, tem o objetivo de verificar o conhecimento prévio do aluno. Sem diagnóstico, o gerenciamento efetivo do processo didático é impossível. Diagnóstico é a definição exata dos resultados de um processo didático. Um significado mais amplo e mais profundo está embutido no conceito de “diagnóstico” do que no conceito de “teste de conhecimento e habilidades” dos alunos. O exame de conhecimentos e habilidades apenas declara os resultados sem explicar sua origem.

O diagnóstico inclui monitoramento, verificação e avaliação; o acúmulo de dados estatísticos, sua análise e previsão, revelando a dinâmica e tendências do processo didático.

Um componente importante do diagnóstico é o controle. Ou seja, é a observação do processo de dominar conhecimentos e habilidades. Uma parte integral do controle é a verificação. A verificação é um sistema de ações e operações para monitorar o domínio do conhecimento e das habilidades.

Em essência, o controle fornece o estabelecimento de feedback, ou seja, obter informações sobre os resultados das atividades de aprendizagem dos alunos. O professor estabelece o que, em que volume de conhecimento o aluno aprendeu e se ele está pronto para aceitar novos conhecimentos. O professor também recebe informações sobre a natureza das atividades de aprendizagem independentes do aluno. O controle mostra ao formando quão produtivo foi o seu trabalho, se ele usou com sucesso as possibilidades do processo pedagógico para fins educacionais.

Durante o acompanhamento, o próprio aluno recebe informações sobre sua atividade educativa. O controle o ajuda a entender quanto progresso ele alcançou no domínio do conhecimento e a ver as lacunas e falhas neles. O controle permanente disciplina os alunos, ensina-os a um certo ritmo, desenvolve qualidades volitivas.

O site da Nova Escola traz um interessante artigo sobre o assunto. Ele retrata a importância e o processo que deve envolver o diagnóstico inicial. 

Para baixar as atividades clique com o botão esquerdo sobre as mesmas e escolha na janela a opção desejada: "Copiar" ou "Salvar imagem como".
Você pode ainda abrir a página escolhendo a opção "Abrir em nova guia" para vê-la em tamanho e resolução real.




AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA - 1º ANO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA - 1º ANO Reviewed by Isabel Cristina on 09:40 Rating: 5

Um comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.