AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºANO/4ºANO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºANO/4ºANO

Olá professor(a)!
Hoje deixo para você algumas páginas de atividades que podem ser aplicadas como avaliação diagnóstica de língua portuguesa. A mesma atende ao 3º ano, porém, dependendo do nível de sua turma, poderá também ser aplicada ao alunos do 4º ano.
É importante esclarecer que o processo interventivo não acontece pela simples aplicação das avaliações diagnósticas, mas não se pode deixar de considerar sua funcionalidade e importância, pois é através dos dados coletados pelas avaliações que são pensadas nas atividades e ações que serão realizadas no processo de nivelamento.



PARA BAIXAR PDF, CLICAR NA IMAGEM ACIMA



Avaliação Diagnóstica
A escola da bicharada

Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora. O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu. A Hiena só dá risadas.
O Macaco só faz palhaçadas. (um dia ele caiu do alto de uma árvore e ploft no chão, acabou quebrando o braço)
O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
Um dia o Pavão falou:
– Como sou belo! Vejam minhas penas!
O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
– Ó vaidoso animal, olhe para seus pés, veja como são feios!
O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)
---------------------------------------------------------------------------------------
                              Estudando o texto
1 - O número de parágrafos do texto é:
(   ) 10                (   ) 11                (   ) 8                   (   ) 12
---------------------------------------------------------------------------------------
2 -  O texto se trata de:
(   ) uma piada.                                               (   ) uma entrevista.
(   ) uma receita.                                            (   ) uma fábula.
3 - O animal que é a professora da bicharada:
(   ) Leoa                                        (   ) Coruja
(   ) Onça                                       (   ) Garça
---------------------------------------------------------------------------------------
4 - Dona Corujinha é a professora porque é:
(   ) preguiçosa.                                     (   ) inteligente.
(   ) vaidosa.                                           (   ) trabalhadora.
---------------------------------------------------------------------------------------
5 - O pavão era o aluno que mais dava trabalho, pois...
(   ) Era bagunceiro.                            (   ) Gostava de se exibir.
(   ) Gostava de conversar.                 (   ) Não fazia nada.
---------------------------------------------------------------------------------------
6 - Segundo o texto, o macaco:
(   ) era muito comportado
(   ) trabalhava no circo.
(   ) fazia muitos gracejos.
(   ) ajudava os colegas.
---------------------------------------------------------------------------------------
7 - Na frase “(um dia ele caiu do alto de uma árvore e ploft no chão, acabou quebrando o braço)”, a palavra grifada significa:
(   ) o som do macaco batendo no chão.
(   ) o nome de uma fruta que estava no chão.
(   ) o som da Hiena dando risadas.
(   ) o som da chuva que caiu na hora.
---------------------------------------------------------------------------------------
8 -  No texto, o macaco e o pavão teceram uma conversa. Esta conversa damos o nome de:
(   ) parágrafo                              (   ) diálogo
(   ) entrevista                              (   ) exclamação
---------------------------------------------------------------------------------------
9 - Os parágrafos que indicam o diálogo do pavão e o macaco são:
(   ) 5 e 7.                                                          (   ) 6 e 8.
(   ) 10 e 11.                                                     (   ) 7 e 6 26
---------------------------------------------------------------------------------------
 10 - Numere a 2ª coluna de acordo com 1ª, relacionando as 

qualidades (adjetivos) de cada bicho, segundo o texto.
(1) Coruja                  (    ) vaidoso
(2) Burro                    (    ) dorminhoca
(3) Preguiça               (    ) risonha
(4) Hiena                    (    ) analfabeto
(5) Pavão                    (    ) sabida
---------------------------------------------------------------------------------------

8- O que o texto fala sobre o macaco?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------

9- Por que o pavão é o aluno que dá mais trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------

10 - Marque quanto a classificação silábica.


Palavras
Monossílaba
Dissílaba
Trissílaba
Polissílaba




corujinha




macaco




pavão




hiena




palhaçada







AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºANO/4ºANO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºANO/4ºANO Reviewed by Isabel Cristina on 22:37 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.