ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - OS SENTIDOS E O SENTIMENTO 2º ANO/ 3º ANO

Trabalhar, no ensino fundamental, os órgãos dos sentidos em sala de aula tem sua relevância. E tentar fazer este paralelo entre os sentidos e o sentimento fica ainda mais agradável ao trabalho. É preciso instigar a curiosidade dos alunos, pois isso faz com que eles se interajam e participem mais, aprendendo sobre os órgãos dos sentidos e os processos pelos quais se fundamentam.
No intuito de trabalhar a visão e simultaneamente o paladar, pode-se fazer vitaminas de diferentes sabores e colocar corantes de diferentes cores, mudando a cor natural da fruta para confundir e ao mesmo levar à compreensão do aluno a diferença entre os órgãos dos sentidos.
Peça aos alunos que escolham uma vitamina sem cheirar e a tome.  Depois indague-os sobre o sabor de tal vitamina. Haverá uma certa confusão, pois o paladar se confunde com o que temos na memória sobre a associação que fazemos entre cores e sabores.
Pode-se questionar também se alguém na sala de aula não come algo porque passou mal com determinado alimento. E após as respostas, informar que é comum as pessoas associarem o alimento ao estado como ficou após ingeri-lo.
Há várias formas interessantes para tratar sobre órgãos dos sentidos, uma delas também, é levar diferentes perfumes, diferentes vegetais e óleos, para que os alunos sintam esses cheiros. Os mais conhecidos podem ser questionados para o aluno com olhos fechados. Para que caso ele conheça a planta não a identifique pela forma e sim pelo cheiro.
Colocar diferentes estilos de música é bem favorável para que eles percebam os sons, e compreendam a audição. Desde música clássica, rock, reggae, até o simples barulho de água caindo. Peça para que eles descrevam suas sensações com os diferentes tipos de música.
Em se tratando do tato, pode-se levar diversos tipos de materiais com texturas diferentes, bichos de pelúcia, água gelada, água morna, bolo, areia, bolas de gude e pedir para que cada um coloque a mão nesses objetos. Eles conseguirão sentir a textura, a forma, a temperatura, cada um através do tato. O ideal é que todos sejam depositados numa caixa sensorial de modo que não consigam ver o que tem dentro. Com a mão dentro, o aluno deverá sentir e explicar a sensação que causa aquele objeto
Se deseja um plano de aula sobre este assunto, você encontrará boas ideias no site da Nova escola.



Desenhos ilustrativos: Google imagens 
 Atividades  elaboradas pela administradora do blog.


- Este blog é protegido pela lei 9610/98.
- A divulgação do conteúdo deste blog( www.amorensina.com.br) deve ser feita por meio dos botões de compartilhamento disponíveis ou copiando e colando o link exibido pelo navegador. 
Pode-se também copiar fragmento do conteúdo com link para o site.
- É expressamente proibida a cópia (foto) do conteúdo na íntegra sem prévia autorização, mesmo que colocado o link para o site.
- Alfabetizar com AMOR concede a você a autorização para visualizar e obter por downloads os materiais deste site, quando disponibilizados, exclusivamente para seu uso pessoal, nunca comercial.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - OS SENTIDOS E O SENTIMENTO 2º ANO/ 3º ANO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - OS SENTIDOS E O SENTIMENTO  2º ANO/ 3º ANO Reviewed by Isabel Cristina on 6/08/2017 09:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.
>