Como é gostoso brincar com a Gotinha de água!
Com o poema O Passeio da Gotinha, a alfabetizadora, de forma simples, poderá trabalhar o ciclo da água e sua importância na vida de todos os seres vivos.
Água na natureza
Três quartos da superfície do globo estão cobertos de água. A camada de água da terra é chamada de hidrosfera. A maior parte é água salgada dos mares e oceanos e menos água doce de lagos, rios, geleiras, águas subterrâneas e vapor de água. Na atmosfera do nosso planeta, a água está em forma de pequenas gotículas, nas nuvens e no nevoeiro, e também em forma de vapor. Quando há condensação, a água é removida da atmosfera em forma de precipitação (chuva, neve, granizo, orvalho).
A água é a substância mais importante de todos os organismos vivos da Terra. Sem água, a existência de organismos vivos seria impossível. Em qualquer ser vivo, a água é o meio em que ocorrem as reações químicas, sem as quais não haveria vida . A água tem um papel fundamental na vida da célula.
A água é a substância mais valiosa e essencial para a vida dos organismos vivos. Presumivelmente, o nascimento da vida na Terra ocorreu no ambiente aquático.
Com o poema O Passeio da Gotinha, a alfabetizadora, de forma simples, poderá trabalhar o ciclo da água e sua importância na vida de todos os seres vivos.
Água na natureza
Três quartos da superfície do globo estão cobertos de água. A camada de água da terra é chamada de hidrosfera. A maior parte é água salgada dos mares e oceanos e menos água doce de lagos, rios, geleiras, águas subterrâneas e vapor de água. Na atmosfera do nosso planeta, a água está em forma de pequenas gotículas, nas nuvens e no nevoeiro, e também em forma de vapor. Quando há condensação, a água é removida da atmosfera em forma de precipitação (chuva, neve, granizo, orvalho).
A água é a substância mais importante de todos os organismos vivos da Terra. Sem água, a existência de organismos vivos seria impossível. Em qualquer ser vivo, a água é o meio em que ocorrem as reações químicas, sem as quais não haveria vida . A água tem um papel fundamental na vida da célula.
A água é a substância mais valiosa e essencial para a vida dos organismos vivos. Presumivelmente, o nascimento da vida na Terra ocorreu no ambiente aquático.
Projeto água
Justificativa
Levando em consideração que todos os recursos naturais são finitos a longo ou médio prazo, acredito que seja nosso dever repassar este fato para nossas crianças, ensinando-as a respeitar e valorizar a natureza.
É imprescindível que elas entendam o valor da natureza e as consequências do mau uso deste recurso. A escola é o ambiente ideal para abordar o tema em suas várias nuances, perpassando por todos os conteúdos de forma interdisciplinar.
Objetivos
- Valorizar a água como um recurso precioso.
- Utilizar a água de forma adequada, pensando no próximo.
- Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, tc.).
- Sensibilizar- se sobre o seu papel e de todas as pessoas na preservação dos rios, lagos e mares.
- Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
- Compreender os processos dos estados da água.
Justificativa
Levando em consideração que todos os recursos naturais são finitos a longo ou médio prazo, acredito que seja nosso dever repassar este fato para nossas crianças, ensinando-as a respeitar e valorizar a natureza.
É imprescindível que elas entendam o valor da natureza e as consequências do mau uso deste recurso. A escola é o ambiente ideal para abordar o tema em suas várias nuances, perpassando por todos os conteúdos de forma interdisciplinar.
Objetivos
- Valorizar a água como um recurso precioso.
- Utilizar a água de forma adequada, pensando no próximo.
- Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, tc.).
- Sensibilizar- se sobre o seu papel e de todas as pessoas na preservação dos rios, lagos e mares.
- Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
- Compreender os processos dos estados da água.
- Compreender os processos do ciclo da água
Linguagem oral e escrita
Falar diariamente sobre a importância da água:
Trabalhar com leitura de textos, histórias, parlendas, poemas, músicas, adivinhas que tratam do assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da companhia de tratamento de água.
Matemática
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
Noções de medida massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).
Medidas de capacidade (gráficos, tabelas).
Situações-problema envolvendo a água.
Jogos
Atividades de registro.
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem
Avaliação
Um projeto muito interessante também, foi a da professora Helô Erig, postado no blog Ideia Criativa sobre os estados da água. A professora fez uma linda maquete com as crianças apresentando os três estados de forma simples, encantadora e didática. Confira!
Linguagem oral e escrita
Falar diariamente sobre a importância da água:
Trabalhar com leitura de textos, histórias, parlendas, poemas, músicas, adivinhas que tratam do assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da companhia de tratamento de água.
Matemática
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
Noções de medida massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).
Medidas de capacidade (gráficos, tabelas).
Situações-problema envolvendo a água.
Jogos
Atividades de registro.
Natureza e sociedade
Ciclo da água na natureza
Estados da água
Conversa sobre o desperdício da água no dia a dia.
Conversa sobre o desperdício da água no dia a dia.
Experiências diversas com a água nos estados:
sólido/líquido/gasoso
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e as condições do saneamento básico.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e as condições do saneamento básico.
Vídeos que
abordam o tema.
Exposição de imagens que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Exposição de imagens que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Água no meio
ambiente
Água no nosso
corpo
Água das frutas
e outros alimentos
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem
Técnicas de
pintura
Maquetes
Maquetes
Trabalho com sucata
Avaliação
Avaliar a
participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observando suas ações
e atitudes em relação ao novo conhecimento adquirido.
Avaliar as
produções orais e escritas.
Culminância
Exposição dos
trabalhos numa feira cultural
Desenhos ilustrativos: Google imagens
O PASSEIO DA GOTINHA! INTERDISCIPLINAR/ CICLO DA ÁGUA / 1º ANO
Reviewed by Isabel Cristina
on
3/18/2015 06:29:00 PM
Rating:

Adorei as astividades
ResponderExcluirObrigada, Adriana! Volte sempre!
ExcluirBeijos!
amei essa postagem sobre a gotinha da aula.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirBeijos no coração!
Bom dia, Isabel. Gostaria de saber como faço para utilizar o poema O PASSEIO DA GOTINHA em um livro. Como faço para entrar em contato com você no privado? No aguardo.
ResponderExcluirGostei muito. Irei aplicar com meus alunos
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirBeijos no coração!
Simplemente perfeita!
ResponderExcluirObrigada! Bom saber que gostou!
ExcluirBeijos no coração!
Sou professora do 5ªano, gostaria de receber postagem.
ResponderExcluirOlá, Mundo das Letras!
ExcluirNos marcadores do lado direito você encontrará "5º ano". Clique nele e encontrará muitas postagens.
Obrigada por visitar e comentar.
Beijos no coração!
Lindas as suas atividades, excelentes! Bem organizadas, simplesmente espetaculares. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirFeliz por saber que você gostou! Suas palavras acariciaram meu coração!
Beijos no coração e volte sempre!
ISABEL SUAS ATIVIDADES SÃO MARAVILHOSAS CRIATIVAS TUDO DIFERENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS REPETITIVOS QUE A GENTE RECEBE TODO ANO, SUAS POSTAGENS TEM MUITO ME AJUDADO A FAZER UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR E DIFERENCIADO EM MINHA SALA DE AULA.
ResponderExcluirObrigada pelo imenso carinho! Saiba que é por causa de pessoas como você e outras que me incentivam, que continuo este trabalho.
ExcluirÉ muito bom ter este trabalho reconhecido! Beijos no coração e muita paz!
Obrigada por compartilhar!! Amei as atividades.
ResponderExcluir