CIÊNCIAS - NOSSO CORPO - MÚSICA E ATIVIDADES PARA O 2º PERÍODO/1º ANO

Ciências - Nosso corpo
O corpo é a primeira e mais natural ferramenta do ser humano e se manifesta através de inúmeros aspectos de nossa cultura e de nossa sociedade. Utilizando-o como tal ferramenta ,existimos e nos relacionamos com as outras pessoas. Devido a importância do corpo no processo de aprendizagem é fundamental o trabalho com música e atividades que estimulem o movimentar e o aprender nas aulas de ciências.
O professor, ao reconhecer que o conhecimento surge a partir das experiências vividas pelo corpo, poderá perceber tanto a autonomia quanto a dependência do corpo com o meio em que está inserido. Sendo assim, considera-se que na própria ação do aluno há cognição, tendo em vista que a aprendizagem emerge do corpo a partir das suas relações com o entorno e as produções humanas só são possíveis por sermos corpo. Dançar, narrar, ler, escrever, contar, jogar são produções do sujeito humano que é corpo. O grande desafio para nós, profissionais da educação, está em considerar que o corpo não é instrumento somente para as aulas de Educação Física, ou ainda apenas um conjunto de órgãos, sistemas ou objeto de programas de promoção de saúde ou lazer. O corpo em toda sua dimensão pode e deve ser trabalhado nas diferentes práticas educativas propostas nos currículos e viabilizados por todas as disciplinas. 
Pensando nisso, elaborei algumas páginas com atividades e música sobre esta temática, pois aprender através da melodia é lúdico e prazeroso! 
Vamos possibilitar este prazer aos nossos pequenos?
Se você deseja um plano de aula sobre o corpo, a Nova Escola disponibiliza um em seu site este planejamento bem alinhado à BNCC.
Outro plano de aula muito interessante.






Desenhos ilustrativos: Google imagens



CIÊNCIAS - NOSSO CORPO - MÚSICA E ATIVIDADES PARA O 2º PERÍODO/1º ANO CIÊNCIAS - NOSSO CORPO - MÚSICA E ATIVIDADES PARA O 2º PERÍODO/1º ANO Reviewed by Isabel Cristina on 3/14/2015 12:04:00 PM Rating: 5

2 comentários:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!

Tecnologia do Blogger.
>